Como escrever um conto?

gravura materiais de escrita
(crédito: domínio público)


Dentre os gêneros literários, o conto é um dos mais difundidos. Por ser de curta duração, traz narrativas de tirar o fôlego numa leitura rápida.
A seguir vamos pontuar alguns passos essenciais para aprender a dominar a arte de escrever um conto de sucesso.

A origem do conto

Os contos surgiram há muito tempo atrás, ainda na Pré-História, a partir da necessidade de transmissão oral das narrativas e fatos entre os seres humanos. Os grupos sociais se sentavam em círculo e contavam verbalmente suas aventuras cotidianas uns para os outros. Aos poucos, essas histórias ganharam contornos também ficcionais, uma das evoluções iniciadas pelo Homo Sapiens.

Com o passar do tempo, ao longo da Idade Antiga e Média, às vezes era transposto para o teatro, pela pouca difusão da leitura e da escrita entre a população em geral.  

É na Idade Moderna, em meados do século 15, que essas narrativas começam a ser transpostas para o papel, virando literatura.

Tipos de conto

As histórias curtas enveredavam por divisões como o conto fantástico, de fadas, de cavalaria e afins. As histórias de magia, como também são conhecidos os contos de fadas, perduram até hoje em versões sempre atualizadas de acordo com os costumes de cada época. 

A partir do século 19, contos de mistério e histórias de detetives se popularizaram ao redor do mundo.

Existem tantos tipos de contos quanto assuntos na face da Terra como:

  • Ficção científica;
  • Suspense;
  • Terror;
  • Romance, 
  • Policial e entre outros.

     


Autores de contos clássicos da literatura brasileira

No Brasil, o conto foi elevado à condição de obra-prima ao longo do desenvolvimento do nosso DNA literário. Em textos curtos, como “Uns Braços” e “A Causa Secreta”, Machado de Assis (1839-1908) fez um retrato vivo e ácido da sociedade da capital federal de sua época (então o Rio de Janeiro). 

Pouco depois, João do Rio (1881-1921) eletrizou a cena brasileira com contos de terror como “Bebê de Tarlatana Rosa” e “A Mais Estranha Moléstia”. Guimarães Rosa (1908-1967), Clarice Lispector (1920-1977), Stanislaw Ponte Preta (1923-1968) e Rubem Fonseca (1925-2020) são expoentes do gênero no país, entre muitos outros.

Principais características de um conto

Um conto é uma história curta com começo, meio e fim. É muito parecido com o romance em termos de estrutura dramática, pois tem uma apresentação da trama, seu desenvolvimento e o desfecho. 

A diferença é a duração e complexidade: por ser curto, o conto tem uma trama simples, sem muitos desdobramentos, ao contrário do romance.


6 passos essenciais para escrever um conto

Para escrever uma história curta, esses 6 passos são fundamentais para a qualidade do seu texto: 

  • Inspiração não surge do nada. Para conhecer melhor esse gênero e exercitar a imaginação, também é preciso ler contos de autores consagrados. Coletâneas como “Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século 20” trazem uma amostragem ampla de autores e temas exemplares da nossa literatura para você pensar recursos literários que te interessam.
  • Um conto tem a mesma estrutura de um romance, só que muito simplificada. Isso quer dizer que o desenvolvimento do começo, meio e fim da narrativa deve ser muito mais direto e rápido. Por isso, antes de começar a escrever seu conto, é importante você já ter clara a história que quer contar
  • Depois, é preciso encontrar sua voz própria, ou seja, a maneira como você vai contar essa história para torná-la única. Um truque para descobrir essa voz é você se imaginar contando sua ideia a um amigo. Que pontos você quer ressaltar? Quais momentos te parecem cruciais e emocionantes no enredo? Qual vai ser o desfecho? A partir disso, você vai entender qual tom quer imprimir e quais as partes do seu texto.
  • Conseguir se concentrar é fundamental para escrever, então procure um canto da sua casa onde você não será perturbado. Depois que transformar suas ideias em palavras, leia, releia e leia ainda mais uma vez, inclusive em voz alta, para afinar a sonoridade textual e perceber se seu conto parece verossímil. 
  • Relendo, você vai arrumar uma porção de coisas que ainda não te parecem finalizadas. Cortar partes excessivas, refinar uma frase que pode ser melhor escrita. Ou seja, você vai editar seu texto até sentir que ele está cem por cento. Vale até pedir para um amigo ler e dar opinião.
  • Conhece o ditado “a prática leva à perfeição”? Então não adianta escrever uma vez a cada ano. É preciso criar uma rotina de escrita para sempre exercitar sua capacidade narrativa. Sendo curto, o conto é uma ótima porta de entrada para um escritor que, no futuro, pretende se aventurar por formatos mais longos. Escreva muitos contos regularmente!

Essas são algumas dicas básicas para escrever um conto. O recheio é com você! Solte sua criatividade, não limite seus temas e ideias. Afinal, o que faz um conto ser imperdível não é o ineditismo da história, mas a maneira exclusiva de cada um olhar para uma situação e encontrar outros sentidos. Antes de surpreender o público, surpreenda-se!

Leia também! No Dia do Professor, Katia Canton dá dicas sobre o papel educativo dos contos de fadas