Katia Canton apresenta em live no Youtube das Rotas Criativas novo curso Navega, Contos de Fadas: Uma Jornada

Uma das maiores especialistas brasileiras no universo dos contos de fadas, a jornalista, artista e pesquisadora Katia Canton apresenta seu novo curso Navega, Contos de Fadas: Uma Jornada, em live acessível gratuitamente no Youtube das Rotas CriativasVeja acima!

O encontro teve como mediador o editor e designer Alexandre Martins Fontes, sócio da Livraria Martins Fontes Paulista e da Editora Martins Fontes.  Além de parceiros na publicação de alguns livros de autoria da mestra Katia Canton, eles são amigos há cerca de 30 anos. O bate-papo abordou um pouco da trajetória da premiada escritora, artista, curadora e professora, e trouxe instigantes conhecimentos sobre o universo dos contos de fadas e suas relações com arte, educação e feminismo.

Katia explica que seu curso traz várias abordagens para aprofundar os estudos sobre contos de fadas e salienta o papel sociocultural dessas narrativas ao longo do tempo. Nelas, a magia está presente para superar obstáculos em situações cotidianas. A princípio, as narrativas mágicas eram orais e se fixam como hábito ao mesmo tempo que as pinturas rupestres. É quando a capacidade imaginativa do Homo Sapiens ultrapassa o mero relato das cenas do dia a dia para incluir elementos transcendentes e fantásticos. 

Os contos de fadas atravessam séculos de história e parecem nunca envelhecer ganhando novos contornos de acordo com o contexto de cada época em novas traduções, adaptações e versões. Katia explica que isso não aconteceu sem transformações nos enredos. “Na Cinderela, por exemplo, o sapatinho de cristal só foi aparecer no século 17, com a literatura barroca da corte de Luís XIV”. Foi nesse contexto que o nome Contos de Fadas (Conte de Fée, em francês) se fixou, uma versão sofisticada e impressa das sagas orais de magia dos camponeses. 

Tais relatos fantasiosos são documentos vivos de cada época a partir das diferenças que vão surgindo nas tramas. “Há uma estrutura em todos os contos mas há os detalhes que são incluídos e modificados”, diz a escritora. A partir deles, é possível identificar padrões sócio-econômicos e morais, modismos e estilos literários ao longo da História.

Essa é a premissa instigante do curso Contos de Fadas: Uma Jornada com Katia Canton , online e exclusivo no Navega Rotas Criativas. As temáticas, as reflexões e os conhecimentos trazidos nas videoaulas são indicados não apenas para profissionais da escrita e dramaturgia  mas também para artistas em geral, educadores, contadores de histórias, pais, mães e amantes destas narrativas mágicas. Quem lida com questões humanas, estéticas, sociais e de comportamento vai maratonar esse percurso sedutor pelas histórias de magia que povoam o imaginário de gerações.