ESMIR FILHO investiga os delírios criativos no cinema e seu impacto em filmes e séries de sucesso

Confira o trailer de BOCA A BOCA, série de Esmir Filho na Netflix

Um clima intimista e acolhedor dá o tom da live com o cineasta Esmir Filho, realizada no último dia 01 de setembro e já disponível no YouTube Navega

A pergunta de ouro: "Afinal,  o que é um delírio cinematográfico e como ele pode ajudar um filme ou série?”.

Vamos ver o que rolou no encontro e as dicas incríveis compartilhadas pelo premiado roteirista e diretor Esmir Filho em mais uma experiência singular de aprendizado. 

Lançando seu novo grupo de estudos ao vivo no Navega, o Bússola | Delírios Cinematográficos, o roteirista e diretor da série Boca a Boca da NETFLIX, do clássico sucesso do Youtube Tapa na Pantera e do premiado longa Os Famosos e os Duendes da Morte percorre sua obra que vai do curta ao longa e conta tudo sobre os desafios de materializar ideias em filmes instigantes, cheios de delírios criativos e prontos para encantar públicos pelo mundo. 

Mediado pelo diretor de conteúdo do Navega, Marco Del Fiol, e realizado em parceria com o Projeto Paradiso, a live com Esmir revela como um roteirista ou diretor é impulsionado por um delírio criativo individual que vai contaminando desde o círculo mais íntimo envolvido na realização do filme,  até o momento em que chega ao público como um delírio coletivo. Uma prévia do que vai rolar em maior profundidade em cinco encontros ao vivo no seu grupo de estudos Bússola | Delírios cinematográficos, onde explora roteiro e direção no curta, longa, série e formatos híbridos e experimentais. 

Esmir começou sua carreira no curta-metragem. Para ele, o curta foi um ritual iniciático, um abismo ao qual se lançou. É o formato em que cada diretor pesquisa sua linguagem e cria seu universo. Isso fica muito claro em dois curtas de Esmir: Saliva (2007), vencedor do prêmio de melhor curta do Festival LGBT de Torino e  Alguma Coisa Assim (2006), que levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes. 

A partir da visão de Esmir sobre o formato curta, Marco Del Fiol lança outra pergunta fundamental: “Se o curta é um ritual iniciático, o que é o primeiro longa?”.

Esmir responde evocando o filósofo francês Gilles Deleuze: “A primeira obra contém todas as outras”. Partindo dos seus curtas, fortemente sensoriais, surge seu primeiro e premiado longa Os Famosos e os Duendes da Morte (2009). O filme reafirma a famosa frase de Deleuze, pois muito do que havia nos seus premiados curtas, enquanto proposta de linguagem, ressurge no primeiro longa inspirado no livro homônimo de Ismael Caneppele.

Esmir conta na Live sobre os desafios de transpor a linguagem literária para o universo do cinema, nos chamados longas-metragens adaptados. O tema será aprofundado em seu grupo de estudos Bússola | Delírios Cinematográficos no Navega com a participação luxuosa da premiada cineasta Laís Bodanzky

A live gratuita com Esmir Filho, que você pode conferir agora mesmo na íntegra, marca o lançamento de seu grupo de estudos Bússola - Delírios Cinematográficos, novo lançamento do Navega. Confere a programação e os convidados e convidadas. Olha só que time incrível! Esmir receberá um diretor/diretora a cada encontro: Juliana Rojas vai falar de sua experiência no curta-metragem; Hilton Lacerda, dos caminhos e descaminhos do longa original; Laís Bodanzky vai trazer os desafios de transpor literatura para o cinema no longa adaptado; André Novais mapeia as fronteiras entre ficção e documentário nos formatos híbridos e para fechar, Ana Luisa Azevedo fala sobre criação de séries. Imperdível! Vem!!!

E fique atento!!! Nós do Navega, compartilhamos sempre aulas, lives, entrevistas e conteúdos gratuitos para você em nossas redes sociais (LinkedIn, Instagram, Facebook) e em nosso canal no Youtube. Corre lá e segue a gente! Quem assiste uma aula, quer assistir todas.

Assista ao clássico do Youtube TAPA NA PANTERA (2006)

 

Assista ao trailer de Os Famosos e os Duendes da Morte (2009)

 

Assista ao curta premiado em Cannes Alguma Coisa Assim (2006)

 

Assista ao curta Saliva (2007)