Elementos da narrativa literária

 

imagem adobe stock

(imagem licenciada por Adobe Stock)


Uma narrativa literária é composta por alguns elementos fundamentais, que a estruturam e permitem seu desenvolvimento. Conhecê-los ajuda o escritor a ter um melhor planejamento do trabalho que vai escrever. Se esse é o seu caso, que tal acompanhar este breve percurso sobre os elementos das narrativas?

O que é uma narrativa?

Uma narrativa é o ato de contar uma sucessão de fatos ligados entre si, geralmente com começo, meio e fim. Na literatura, vimos no blog que existem diversos formatos para criar uma história. São os gêneros literários, como crônica, conto e romance.


Na escrita literária, a matéria-prima da narrativa é a linguagem. Quanto mais a gente conhece o nosso idioma, mais conseguimos ampliar nossa capacidade de narrar as imagens que surgem em nossas mentes de forma concisa e original. 


Daí a palavra imaginação: ela é o ato de produzir imagens mentais a partir de nossas experiências, e mesmo sonhos. A narrativa literária parte da tradução dessas imagens mentais em palavras, realizada pelo escritor.

Mas nem só de literatura vivem as narrativas. Os filmes, as peças de teatro e as séries de TV também narram histórias. Sua matéria-prima, no entanto, é a imagem gravada. 

Só que antes de virarem obras audiovisuais, filmes, peças e séries também têm texto, ou roteiro. Portanto, para transpor uma narrativa para qualquer linguagem artística, é sempre bom levar em conta que em algum momento você terá que escrevê-la, mesmo que não seja essa sua forma final. 

Os elementos da narrativa literária

Aqui, estamos tratando da narrativa literária para falar de seus elementos (para saber mais sobre roteiro, leia esse outro post). Para construir uma história com começo, meio e fim, são fundamentais:

1.Enredo

Conhecido também por nomes como trama, entrecho, intriga ou argumento, é o conjunto de acontecimentos que constituem a ação da obra literária. 

2.Narrador

Um texto literário é contado pela voz de alguém. 

Se essa pessoa não está integrada à história e é onisciente (sabe de tudo o que acontece na trama, mesmo que sejam os pensamentos das personagens), dizemos que é um narrador em 3ª pessoa. Como no romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1892-1953).

Se uma das personagens do enredo está contando a história diretamente, temos o narrador em 1ª pessoa. Um exemplo é o célebre romance de Machado de Assis (1839-1908), Dom Casmurro, aclamado no mundo todo

O uso do narrador em 1ª pessoa na figura de Bentinho não permite ao leitor ter certeza se o que ele fala sobre Capitu é verdade ou fruto de seu ciúme.

 

 

3.Personagens

Não dá pra contar uma narrativa sem incluir personagens, não é? Claro que não há limites para a invenção. Sua personagem pode ser um planeta, uma pessoa ou um fenômeno da natureza, não importa. O importante é que será ela que vai passar pelas situações surgidas no enredo. 

O protagonista é a personagem principal, em torno do qual gira toda a trama. Uma narrativa pode até ter mais de um protagonista. As personagens que entram apenas colateralmente no enredo são as secundárias.

4.Tempo e espaço

A narrativa se passa durante um período de tempo, em uma determinada época e em algum lugar, por mais fantasiosa que sejam. Os livros de ficção científica são famosos por criar planetas inexistentes ou transportar o leitor para um tempo lá no futuro. 

Agora que você já conhece os elementos da narrativa, fica mais fácil escrever suas histórias. Seja para crianças ou adultos, de terror ou aventura, romance ou drama, enredo, personagens, narrador, tempo e espaço são a base para sua narrativa literária. Dê asas a sua imaginação e crie novos mundos!

 

 

aula aberta do curso Literatura Infantojuvenil com Heloisa Prieto no Youtube Navega