Roteiristas: quatro profissionais renomados para inspirar sua carreira

mestres navega de roteiro cinematográfico

Da esq. p/ dir.: Anna Muylaert, Carlos Nader, Esmir Filho e Hilton Lacerda, roteiristas consagrados 
(montagem com fotos de Marco del Fiol e Victor Jucá [Hilton Lacerda])

Você sabe o que faz um roteirista e qual sua importância no processo de realização de um filme? Se você gosta de escrever histórias e ama a sétima arte, está no meio do caminho para ser um desses profissionais. Basta juntar essas duas paixões!

O que faz um roteirista, qual sua importância na feitura de um filme ou série e alguns nomes de destaque dessa profissão no Brasil são os tópicos deste texto, que vai te dar aquele empurrão extra se você quer escrever filmes. 

O que é um roteirista

O roteirista é basicamente o profissional que escreve o texto da obra audiovisual, seja um filme, série, programa ou até comercial. Ou seja, ele compõe a narrativa do projeto por meio de diálogos e ações. Os principais elementos de seu trabalho são o enredo e as personagens. 

O enredo é a história em si, a ação que será registrada em imagens. As personagens dão vida e conduzem a história. A personagem principal, ou protagonista, é o chamado herói (ou heroína) e vai passar por uma jornada que o transformará. Para saber mais sobre, leia no nosso blog como estruturar um roteiro.

A importância do roteirista na realização de uma obra audiovisual

Sendo o profissional que põe no papel a narrativa que conduzirá a realização do filme, o roteirista é responsável por dar à obra audiovisual seu sentido conceitual, ou a ideia por trás das imagens/sons em movimento. Em alguns casos, o roteirista é também o diretor do filme - o chamado “cinema de autor”

Um roteiro bem estruturado é também a base para a organização do processo de filmagem e de edição a partir da decupagem. É a partir da obra do roteirista também que o projeto audiovisual pode ser oferecido a possíveis patrocinadores e produtores, participar de seleção para editais de apoio a produção audiovisual ou mesmo convencer um canal ou streaming a entrar naquele projeto. 

Quatro roteiristas brasileiros para se ter na mira

O cinema nacional tem muitos roteiristas exemplares, que às vezes também dirigem seus filmes e transitam com competência entre cinema, TV e streaming. Entre eles, estão:

  • Anna Muylaert: além de roteirizar os clássicos infantis Mundo da Lua e Castelo Rá-Tim-Bum (TV Cultura), Anna também esteve entre a equipe que escreveu o texto do sucesso cinematográfico O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (direção Cao Hamburguer, 2006). Mas sucesso mesmo ela fez com seu projeto de direção e roteiro Que Horas Ela Volta? (2015), indicado para representar o Brasil na disputa pelo Oscar.

  • Carlos Nader: quer falar de roteiro de documentário, e ainda por cima, autoral? Nader é um dos maiores nomes do assunto no Brasil e até no exterior. Seus roteiros, dirigidos por ele mesmo, incluem Homem Comum (2015), A Paixão de JL (2015), Pan-Cinema Permanente (2008) e Eduardo Coutinho, 7 de outubro (2013).

  • Esmir Filho: o diretor-roteirista de filmes que abusam da criatividade e inserem dados fantásticos em tramas comuns, como Os Famosos e os Duendes da Morte (2009), Alguma Coisa Assim (2017) e Verlust (2020), fez sucesso no streaming com a série jovem Boca a Boca (Netflix, 2020). 

  • Hilton Lacerda: campeão em escrever para outros diretores, consagrou-se em roteiros como Baile Perfumado (dir. Lírio Ferreira e Paulo Caldas, 1996), Amarelo Manga (dir. Cláudio Assis, 2002), Árido Movie (dir. Lírio Ferreira, 2005), Baixio das Bestas (dir. Cláudio Assis, 2006), A Festa da Menina Morta (dir. Matheus Nachtergaele, 2008), Febre do Rato (Cláudio Assis, 2011) e Corpo Elétrico (dir. Marcelo Caetano, 2017). Mas já teve suas incursões na jornada dupla diretor-roteirista com Tatuagem (2013) e Fim de Festa (2019).

  • Em comum

    Sabe o que Anna Muylaert, Carlos Nader, Esmir Filho e Hilton Lacerda têm em comum? Todos são mestres Navega! Viaje em nossa página de cursos e descubra com esses roteiristas premiados como dar um salto criativo em sua carreira cinematográfica!