Leitura de texto teatral: Lázaro Ramos dá dicas valiosas para quem trabalha no cinema, teatro e TV

O consagrado ator compartilha suas indicações tanto para iniciantes quanto atores experientes
i
Lázaro Ramos em uma leitura de texto no curso Atuação para Teatro, Cinema e TV no Navega
 
A leitura do texto é uma etapa da atuação que está ligada à interpretação em muitos sentidos. Lázaro Ramos, que também é diretor, apresentador e escritor, conta que é necessário aprender a ler o texto dramatúrgico. Isso significa apreender o sentido das palavras, criar imagens e descobrir as melhores formas de atuação a partir do texto (tom, sentido, intenção) e entender o subtexto como outra camada dentro das cenas.

Lázaro Ramos conta um pouco de sua larga experiência com leitura de texto teatral e dá dicas valiosíssimas para quem já atua ou pretende atuar, seja no cinema, teatro, TV ou qualquer outra mídia.

Para aprender a ler

Como qualquer ator em início de carreira, Lázaro Ramos teve de aprender a entender o sentido das palavras a fundo, compreender o subtexto, aprender a produzir imagens através do vocabulário de um autor usando a voz, o corpo e, assim, fornecer sentido emocional às frases. Nessa primeira etapa da leitura de um texto teatral, ele ressalta a importância de estudar e compreender o texto por inteiro: o que o autor quis dizer com aquela obra? Essa pergunta envolve processos de ler, reler, experimentar.

Nesse processo de aprender a ler o texto, uma grande indicação que Lázaro Ramos dá é perceber o sentido metafórico, cultural e contemporâneo do texto. Ele conta um exemplo vivido por ele mesmo, na leitura de um texto que citava duas marcas de cigarro: Winston e Pall Mall. Com uma pesquisa mais profunda, ele descobriu que uma dessas marcas era mais barata que outra e que, em razão disso, deveria escolher outra entonação para a fala de seu personagem.

Lázaro Ramos não deixa de considerar a correria do dia a dia de um ator, que nem sempre consegue se debruçar mais longamente sobre o texto. Ele ressalta a importância de “compreender o sentido geral de uma oração, que muitas vezes pela urgência do trabalho deixamos escapar".

Lázaro Ramos em seu curso online Atuação para Teatro, Cinema e TV

Para ler o texto


Como ator, Lázaro Ramos possui um método de resolução de texto que consiste em tentar resolver a cena da maneira mais rápida possível, e adquiriu isso por conta da celeridade das produções. E só após esse processo, voltar ao texto para fazer a chamada “leitura branca”, sem pretensões, e então adicionar traços de sua personalidade à obra. Ele conta que admira os profissionais que conseguem fazer a leitura mais detalhada no princípio, escutando o texto, e só depois chegando ao resultado final.

Ele fala também sobre as certezas existentes nos textos clássicos, que já tiveram muitas montagens ou foram muito adaptados e que, nesses casos, já inicia o processo com um certo conformismo de que aquilo “é o que é”. Em contrapartida, quando são textos novos, que ainda não foram muito testados, sente que há mais liberdade para opinar. O ator também recomenda diferentes fases de trabalho a partir leitura: anotações, entendimento, pesquisa de palavras e vídeos, e o descanso necessário ao primeiro sinal de fadiga.

Para ter sucesso

Talvez a maior indicação de Lázaro Ramos para a leitura de um texto teatral seja: liberte-se de querer acertar de primeira. Ele recomenda começar sem intenção, primeiro ouvindo e entendendo o que o autor quis dizer. Depois leia de novo, reflita, pesquise, descanse e leia de novo.
Você se identifica com as indicações do mestre Lázaro Ramos? Compartilhe sua opinião nas redes sociais e aproveite que chegou até aqui para assistir à aula gratuita do curso online Atuação para Teatro, Cinema e TV com Lázaro Ramos!