Esmir Filho e convidados ensinam Roteiro e Direção para Cinema e TV

 

O lançamento Navega para o Natal é cinematográfico! O consagrado diretor e roteirista Esmir Filho ensina Roteiro e Direção para Cinema e TV com a participação de convidados estrelados.

Em cada aula, o aclamado diretor do longa Verlust (2020) e da série do Netflix Boca a Boca (2020) fala sobre um gênero específico do audiovisual, acompanhado de expoentes da área. O curso é o registro em vídeo das aulas realizadas online e ao vivo no grupo de estudos Bússola - Delírios Cinematográficos, realizado entre setembro e outubro deste ano. E agora disponível em formato gravado para você. Esmir e convidados super especiais discorrem sobre roteiro e direção cinematográfica passando por diversos formatos ficcionais. Quer ver? 

Para falar de curta-metragens, Esmir recebe a talentosa diretora e roteirista Juliana Rojas, conhecida pelos curtas A Passagem do Cometa (2018) e O Duplo (2012, que ganhou o Festival de Veneza em sua categoria), além de longas como Sinfonia da Necrópole (2016) e das parcerias com o também diretor Marco Dutra, como no terror surpreendente As Boas Maneiras (2017), entre muitos outros.

Na aula de longas originais, Esmir divide a cena com o aclamado diretor-roteirista Hilton Lacerda, autor de Tatuagem (2013) e Cartola: Música para os Olhos (2006, escrito e dirigido em parceria com Lírio Ferreira). 

Dispensando apresentações, Laís Bodanzky é quem divide com Esmir Filho a aula sobre longas adaptados. Ela é a diretora de As Melhores Coisas do Mundo (2009), inspirado na coleção de livros Mano Descobre de Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto,  e também do premiado Bicho de Sete Cabeças (2000), inspirado no livro Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano Bueno.

Quem fala com Esmir de formatos híbridos,  como a docuficção, é André Novais. O sócio-fundador da produtora Filmes de Plástico e diretor de Temporada (2018, ganhador do Candango de melhor filme no Festival de Brasília) acaba de emplacar um filme produzido por ele, Marte Um (2022) na seleção do Festival de Sundance (EUA) do próximo ano.

Finalmente, completando o time, Ana Luiza Azevedo aborda ao lado de Esmir o formato série, tanto para TV quanto para streaming. Além de dirigir e roteirizar longas como Aos Olhos de Ernesto (2019), Ana Luiza roteirizou e dirigiu sucessos da TV como Doce de Mãe (2012), ao lado de Jorge Furtado.

Bora aprender sobre roteiro e direção com as experiências de quem está brilhando no mercado da telona e da telinha? Falta pouco, Roteiro e Direção para Cinema e TV com Esmir Filho e convidados está chegando!

 

LEIA MAIS! Filme de Esmir Filho é indicado a Melhor Atriz e Roteiro Adaptado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro