+ de 60% de desconto em qualquer curso Navega! • #BlequiFráidei


Como é começar a trabalhar na TV? Conheça os desafios dos que iniciam nos sets de televisão

Descubra os aprendizados acumulados pelo ator, diretor e apresentador Lázaro Ramos desde o início da sua carreira na televisão 

Lázaro Ramos em seu curso Atuação para Teatro, Cinema e TV

 

Os fãs de Lázaro Ramos, indicado ao prêmio Emmy Internacional de melhor ator por Foguinho, da novela "Cobras & Lagartos" (2006), que acompanham seu trabalho dando vida também a tantos outros personagens memoráveis na TV brasileira, não imaginam como foram difíceis as suas as primeiras experiências na telinha. Em seu curso de Atuação para Teatro, Cinema e TV, inédito e exclusivo no Navega, Lázaro Ramos conta que conseguiu transportar seu jeito de fazer teatro e cinema para a televisão. 

"Entrei desavisado"

Lázaro iniciou sua carreira na televisão com uma visão romântica  sobre o processo de trabalhar em cadeia nacional. Armado apenas de sua experiência no cinema e no teatro, ele acreditava que seria fácil. Enganou-se . Suas primeiras participações na TV aberta foram em um projeto para o Fantástico sobre os 500 anos do Brasil e, logo depois, trabalhou  em uma adaptação de "Pastores da Noite", de Jorge Amado, em formato de minissérie.

Desafios técnicos como atuar para várias câmeras ao mesmo tempo, manter a concentração apesar das equipes dispersas no set ou mesmo questões relacionadas à negociação de cachês representaram para ele um ciclo de descobertas e adaptações até que pudesse encaixar todas as peças daquele quebra-cabeça e dominar o processo.

Cena de "Cobras e Lagartos" (2006) com o personagem Foguinho / Fonte: Divulgação

 

Luz, câmera e... achar um tom para o personagem

As dificuldades básicas para os novatos na televisão foram sentidas por Lázaro também no quesito construção de personagem. A partir da quantidade enorme de texto que a TV demanda, o ator demorou para se acostumar a ritmos e linguagens bem diferentes das dinâmicas do  teatro e do cinema. Além disso, não foi de imediato que compreendeu a importância do carisma para conquistar o grande público. Carisma é importante para qualquer ator, mesmo no teatro e no cinema, mas na TV o peso é maior.  

Em  "Cobras e Lagartos", novela de Wolf Maya, houve um preparo maior da sua parte e foi quando ele desenvolveu o hábito de bater textos com pessoas que ele admirava ou que tivessem algo em comum com o seu personagem. Isso o ajudou muito a aprimorar suas habilidades como ator de televisão. Confira aqui as chamadas que apresentavam o personagem Foguinho na novela. Em seu curso de Atuação para Teatro, Cinema e TV, Lázaro também revela as técnicas que utilizou para compor um de seus personagens mais queridos: Mister Brau.

Prepare-se

Seja você novato na carreira de ator ou atriz ou um profissional já estabelecido, a preparação é fundamental para alcançar projeção em um mercado cada vez mais competitivo e em transformação, seja por conta do surgimento de novos formatos audiovisuais, seja pela diversidade e especificidade de cada janela de exibição - TV, cinema, streaming.