CHRISTMAS DAY SALE

50%
OFF

O premiado cineasta Esmir Filho conduz uma investigação sobre processos criativos com a presença de consagrados(as) realizadores(as) 

CURTA-METRAGEM
Juliana Rojas
LONGA ORIGINAL
Hilton Lacerda
LONGA ADAPTADO
Laís Bodanzky
HÍBRIDOS
André Novais
SÉRIE
Ana Luiza Azevedo

O premiado cineasta Esmir Filho conduz uma investigação sobre processos criativos com a presença de consagrados(as) realizadores(as) 

Participe do grupo de estudos 
Delírios Cinematográficos 

O Navega traz para você uma experiência singular de aprendizado conduzida por Esmir Filho, um dos mais inventivos cineastas brasileiros.

Reconhecido por tratar de temas contemporâneos em narrativas universais, aliando a experimentação de linguagem com potencial comercial, Esmir Filho é roteirista e diretor de grandes sucessos como a série "Boca a Boca", Top 10 da Netflix no seu lançamento,
 o curta "Tapa na Pantera" com mais de 10 milhões de acessos no Youtube, 
além de premiados longas e curtas-metragens (“Os Famosos e os Duendes da Morte”, “Saliva”, “Alguma Coisa Assim”)que percorreram festivais como Cannes, Berlim, Locarno, entre outros.

Nos encontros do Bússola, Esmir Filho & Convidados(as) investigam,  junto com o grupo, processos de criação em diversos formatos ficcionais: curta-metragem, longa original, longa adaptado, série e formatos híbridos como docuficção e outros experimentos.

Confira abaixo a programação completa e participe.

ENCONTROS AO VIVO E ONLINE

Delírios Criativos 
no cinema com 
Esmir Filho e convidados(as)

Confira o video e participe do Bússola, grupo de estudos. São 5 encontros ao vivo e online onde Esmir Filho recebe consagrados(as) cineastas brasileiros: Juliana Rojas, Hilton Lacerda, Laís Bodanzky, André Novais e Ana Luiza Azevedo. A cada encontro, eles investigam seus processos criativos em trocas intensas e divertidas. E mais: quem fechar o pacote completo, participa de mais um encontro onde Esmir comenta e analisa cenas/delírios criativos enviados pelos integrantes do grupo.

VAGAS LIMITADAS!

Para quem é esse curso?

Diretores

Roteiristas

Jovens  Realizadores

Profissionais do audiovisual

Estudantes e Pesquisadores

Amantes de filmes e séries

BÚSSOLA | DELÍRIOS CINEMATOGRÁFICOS

Uma jornada com grandes cineastas brasileiros

1

Encontros ao vivo e online

São cinco encontros ao vivo e online para explorar o universo da criação e direção cinematográfica, através de estudo de casos.
Na primeira hora, Esmir Filho apresenta sua experiência como roteirista e diretor que vai do curta ao longa, passando por séries e formatos híbridos, numa conversa sobre métodos, processos, percalços e descobertas. Na segunda hora, recebe o(a) convidado(a) do dia investigando os delírios a partir de projetos já realizados. Ao final, troca de experiências com a participação ativa do grupo.

2

Convidados e convidadas

Em cada encontro, Esmir Filho recebe premiados(as) cineastas brasileiros(as). São duetos inesquecíveis que vão explorar os delírios criativos que moram em diferentes formatos: curta-metragem, longa-metragem original, longa-metragem adaptado, série e formatos híbridos como docuficção e outros experimentos. 

3

Cenas comentadas

No sexto e último encontro do Bússola, exclusivo para quem fechar o pacote completo, Esmir Filho comenta e analisa as cenas/delírios enviados por cada participante.

4

Roteiro de estudos

Antes de cada encontro, você receberá um guia de estudo com dicas, links de pesquisa, bibliografias e filmografias sobre cada formato abordado, especialmente preparado pelo cineasta Esmir Filho. Este material pedagógico exclusivo bem como os encontros gravados ficam disponíveis para você por um ano na plataforma NAVEGA.

Programação completa | 18hrs de conteúdo

1
CURTA
com Esmir Filho & 
Juliana Rojas
Onde nascem esses delírios? Como chegam às telas provocando sentimentos  complexos em um tempo tão curto? O curta-metragem é um abismo ao qual nos lançamos. Um recorte de tempo. Um acontecimento irreversível. Um encontro, um estímulo, uma reflexão. É através desse formato que o cineasta pesquisa sua linguagem, exercita seu olhar, cria seu universo. 
Este primeiro encontro, vai se debruçar sobre esse ritual iniciático que é o curta-metragem, entendendo que a curta duração não reduz a  profundidade da obra.

Curtas disparadores: 
- "Alguma Coisa Assim" (2006) e "Saliva" (2007) de Esmir Filho;
- "Lençol Branco" (2004), "Um Ramo" (2007), "Vestida"(2008) e "O Duplo" (2012) de Juliana Rojas.

16.SET  |  19:30 - 22:30

2
LONGA ORIGINAL
com Esmir Filho & 
Hilton Lacerda
Como criar a partir de uma inquietação? Como traduzir o inconsciente? Como organizar o caos?
O longa-metragem é um arco. Um meio com começo e fim. São personagens em travessia que refletem nossas angústias, alegrias, medos, esperanças. Ideias e cenas são trabalhadas para conduzir o espectador a experiências catárticas e singulares.
A ideia é investigar os processos e métodos usados pelos cineastas para criar um delírio original. Um encontro entre o que se sabe e o que se quer descobrir, um composto de “espelho meu”  com as coisas em que esbarramos ao longo do processo. 

Longas disparadores:
- "Alguma Coisa Assim" (2017) e Indetectável (inédito) de Esmir Filho; 
- "Tatuagem"(2013) e "Fim de Festa" (2019) de Hilton Lacerda.

23.SET  |  19:30 - 22:30

3
LONGA ADAPTADO 
com Esmir Filho &  
Laís Bodanzky
O longa adaptado é um delírio cinema-literatura. Um encontro entre as palavras do autor da obra original e as imagens/sons capazes de provocar sentimentos análogos na obra adaptada. Há ainda os delírios que surgem nos filmes baseados ou inspirados em fatos reais.
O terceiro encontro vai investigar como os cineastas trabalham as possibilidades de transcrição poética quando dialogam com obras literárias, personagens reais ou eventos ocorridos, de modo que a obra adaptada e a original tenha cada uma seu respectivo potencial. Quais são os delírios capazes de ampliar as fronteiras da adaptação?

Longas disparadores:
- "Os Famosos e os Duendes da Morte"(2010) e "Verlust" (2020) de Esmir Filho;
- "O Bicho de Sete Cabeças"(2000) e "As Melhores Coisas do Mundo"(2010) de Laís Bodanzky.

30.SET  |  19:30 - 22:30

4
HÍBRIDOS
com Esmir Filho &
André Novais
Híbridos são delírios que borram fronteiras de tempo, espaço, gêneros e suportes. Não há limite que separe a realidade da ficção. Sua busca é subverter a existência, produzir fabulações e apontar caminhos inéditos.
O quarto encontro traz as muitas leituras e percepções que o cinema provoca ao amalgamar o que é real e tangível com utopias que nascem do corpo do(a) cineasta. 

Híbridos disparadores:  
- "Kollwitzstrasse 52" (2012) e "Tapa na Pantera"(2006) de Esmir Filho;
- "Ela Volta na Quinta" (2014) e "Temporada"(2018) de André Novais.

7.OUT  |  19:30 - 22:30

5
SÉRIE 
com Esmir Filho &
Ana Luiza Azevedo
O formato série está em voga. Madrugadas adentro, nas telas e telinhas, mergulhamos em episódios que compõem temporadas. Quando os personagens nos encantam, é neles que queremos habitar.
Como se dá a criação e desenvolvimento dessa sequência de delírios? 
O quinto encontro do Bússola vai  analisar as mentes daqueles que se unem para criar tensões, viradas, ganchos, simulacros, que muitas vezes levam à produção de ansiedades em quem cria e em quem assiste. Afinal, série é cinema? Onde eles se encontram? 

Séries disparadoras: 

- "Boca a Boca" (Netflix) de Esmir Filho;
- "Mulher de Fases" (HBO), Doce de Mãe (Globo) e "Grandes Cenas" (Canal Curta!) de Ana Luiza Azevedo.

14.OUT  |  19:30 - 22:30

6
SUA CENA COMENTADA
por Esmir Filho 
SOMENTE PARA QUEM ADQUIRIR O PACOTE COMPLETO DO BÚSSOLA. 

Neste sexto e último encontro, Esmir Filho comenta e analisa cenas enviadas pelo grupoCada participante poderá enviar 1 CENA (ou sequência de cenas) inédita e de sua autoria com até 2 (duas) páginas em forma de roteiro audiovisual. A cena enviada deve expressar um delírio cinematográfico autoral. 

21.OUT  |  19:30 - 22:30


Sobre o mestre Esmir Filho & Convidados(as)

Lisa John

ESMIR FILHO

Esmir Filho é roteirista, diretor e produtor. Sua primeira série como criador e showrunner, “Boca a Boca”, foi lançada em 2020 pela Netflix e entrou no Top 10 da plataforma. Seu primeiro longa “Os Famosos e os Duendes Da Morte” (2009) venceu o Festival do Rio e esteve na competição oficial do Festival de Locarno e Berlim, conquistando prêmios de melhor filme, direção e crítica em Havana, Valdívia e Guadalajara. Seu curta “Alguma Coisa Assim” (2006) ganhou melhor roteiro no Festival de Cannes, enquanto “Saliva” (2007) foi o curta representante do Brasil na corrida pro Oscar. É coautor do hit de internet “Tapa Na Pantera” com mais de 10 milhões de acessos no Youtube. Fundou a produtora Saliva Shots, onde desenvolveu formatos para TV e streaming e realizou a peça-documentário-cinema "Kollwitzstrasse 52” (2012), exibida no MIS - Museu de Imagem e Som. Em 2012, foi condecorado com o prêmio de cinema da Academia Brasileira de Letras.  Roteirista e diretor dos longas-metragens  “Alguma Coisa Assim”(2018), e  “Verlust”(2020).  Atualmente, Esmir se dedica ao roteiro e direção da cinebiografia de Ney Matogrosso. 

Lisa John

JULIANA ROJAS

Diretora e roteirista de curtas, longas-metragens e séries de ficção. Seus filmes ganharam destaque em festivais como Cannes, Locarno e Roterdã. Assina os premiados curtas “O Duplo” (2012), “Pra Eu Dormir Tranquilo” (2015), “A Passagem do Cometa”(2017) e o longa “Sinfonia da Necrópole” (2016). Em parceria com Marco Dutra, realizou os curtas “O Lençol Branco” (2014) e “Um Ramo” (2017) e os longas “Trabalhar Cansa” (2011) e “As Boas Maneiras” (2017). Participou do time de roteiristas das séries “Supermax” Rede Globo (2016), “3%” Netflix (2018) e “Boca a Boca” Netflix (2020). Dirigiu episódios das séries “Boca a Boca” (2020) e “Terrores Urbanos” Record (2018). Atua como consultora de roteiro e tutora de laboratórios como Novas Histórias, BRLab, Icuman Lab e Sesc Argumenta. Atualmente prepara-se para rodar “Cidade; Campo”, seu quarto longa-metragem, selecionado para o fundo The Films After Tomorrow do Festival de Locarno 2020. 

Lisa John

HILTON LACERDA

Hilton Lacerda nasceu em Recife em 1965. Iniciou suas atividades no audiovisual como assistente de direção e co-roteirista. Nos anos 90, formou com Helder Aragão (Dj Dolores) a dupla Dolores & Morales, responsável pela direção de vários videoclipes da cena Manguebeat incluindo Chico Science e Nação Zumbi, Mundo Livre S/A e Mestre Ambrósio. Roteirizou em parceria com Paulo Caldas e Lírio Ferreira o longa-metragem "Baile Perfumado" (1997) e assina o roteiro de obras consagradas como "Amarelo Manga" (2003), "Baixio das Bestas" (2006), "Febre do Rato" (2012), "Filmefobia" (2008), entre outros. Em 2013, com seu primeiro longa de ficção, "Tatuagem'' (2013), ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado.

Lisa John

LAÍS BODANZKY

Estreou na direção com o curta-metragem "Cartão Vermelho", selecionado para o New York Film Festival (1995). Dirigiu aclamados longas-metragens como Bicho de Sete Cabeças(2001), "Chega de Saudade" (2007), "As Melhores Coisas do Mundo" (2010) e "Como Nossos Pais"(2017), além de documentários para cinema e televisão como "Cine Mambembe" e "Mulheres Olímpicas" para o canal ESPN. É sócia do cineasta Luiz Bolognesi na produtora Buriti Filmes, assinando a produção dos longas "Uma História de Amor e Fúria" (2013), "Ex-Pajé" (2018) e "A Última Floresta" (2021). É também produtora do próximo filme de animação "Perlimps", com direção de Alê Abreu, indicado ao Oscar por "O Menino e o Mundo". Membra da Academy of Motion Picture Arts and Sciences desde 2019, seus filmes percorreram importantes festivais nacionais e internacionais. Seu próximo longa-metragem, “A Viagem de Pedro”(inédito), é um retrato intimista de Dom Pedro I durante sua viagem de volta à Europa, quando abdicou do trono em nome do seu filho Dom Pedro II. 

Lisa John

ANDRÉ NOVAIS

Diretor, produtor executivo e roteirista. Sócio-fundador da Filmes de Plástico, produtora audiovisual de Contagem (MG), criada em 2009, em parceria com Gabriel e Maurílio Martins e Thiago Macedo Correia. Graduado em história pela PUC-Minas e formado em cinema pela Escola Livre de Cinema, faz pesquisas sobre história do cinema desde 2006. Roteirizou e dirigiu os longas-metragens: "Temporada" (2018) e "Ela Volta na Quinta" (2014),  os curtas-metragens "Pouco Mais de Um Mês" (2013) e "Quintal" (2015), entre outros trabalhos. Seus trabalhos foram selecionados e premiados em importantes Festivais mundiais como Festival de Cannes, Festival de Locarno, Torino Film Festival, Hollywood Brazilian Film Festival, IndieLisboa, entre outros. Seu curta "Fantasma"(2010) integra a lista dos 100 melhores curtas brasileiros de todos os tempo pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema. 

Lisa John

ANA LUIZA AZEVEDO

Premiada roteirista, diretora e produtora, assina a direção das séries “Doce de Mãe”(Globo, 2012), estrelada por Fernanda Montenegro e Mulher de Fases(HBO, 2011), entre outras, além longas-metragens como "Aos Olhos de Ernesto" (2019) selecionado e premiado em festivais nacionais e internacionais, e "Antes que o Mundo Acabe"(2009) que recebeu o prêmio da crítica e o de melhor direção no II Festival Paulínia e Prêmio APCA de melhor filme. Possui mais de 30 anos de atuação no cinema como corroteirista, assistente de direção, continuísta e produtora executiva. Gaúcha de 1959, fez sua estreia na direção em parceria com Jorge Furtado, no curta "Barbosa" (1988). É sócia da Casa de Cinema de Porto Alegre e produziu filmes de toda uma geração de cineastas gaúchos.  

Encontros avulsos ou pacote completo

a escolha é sua

PACOTE COMPLETO
10x R$ 56,00

5 encontros Esmir Filho & convidados(as)  + 1 encontro com Esmir Filho 

Curta-metragem
10x R$ 14,00

ESMIR FILHO & JULIANA ROJAS
16 de SET | Quinta-feira 
19h30 às 22h30

Longa original
10x R$ 14,00

ESMIR FILHO& HILTON LACERDA
23 de SET | Quinta-feira
19h30 às 22h30

Longa adaptado
10x R$ 14,00

ESMIR FILHO & LAÍS BODANZKY
30 de SET | Quinta-feira
19h30 às 22h30

Híbridos
10x R$ 14,00

ESMIR FILHO & ANDRÉ NOVAIS
07 de OUT | Quinta-feira 
19h30 às 22h30

Série
10x R$ 14,00

ESMIR FILHO & ANA LUIZA AZEVEDO
14 de OUT | Quinta-feira 
19h30 às 22h30

Perguntas Frequentes

Os encontros são ao vivo?

Sim, os encontros são ao vivo no formato online e posteriormente serão disponibilizados no formato gravado, para você assistir quantas vezes quiser.

Posso comprar só um encontro?

Sim, você pode comprar os encontros ao seu critério, de forma individual ou o pacote completo, com os 5 encontros, que te dará direito a participar de mais 1 encontro, quando Esmir comentará aspectos das cenas enviadas pelos participantes. 

Posso comprar o pacote completo após o início dos encontros?

Sim, caso ainda hajam pacotes disponíveis, pois o pacote completo tem limitação de vagas, viabilizando a análise das cenas enviadas pelos participantes. Disponibilizaremos o acesso a(s) gravação(ões) do(s) encontro(s) que você perdeu.

E se eu perder o encontro ao vivo?

Disponibilizaremos a gravação do encontro, para que você o assista quantas vezes quiser, durante um ano. 

Posso interagir com o Esmir e convidados nos encontros?

Para otimização das horas, nos 5 primeiros encontros a interação será pelo chat, com a terceira hora dos encontros dedicada as dúvidas que surgirem no decorrer dos encontros. No último encontro, além do chat, abriremos câmera e microfone aos participantes conforme orientação do Esmir.  

Que bibliografia preciso ler para participar do(s) encontro(s)?

Foram sugeridas  bibliografias inspiradoras, disponíveis na "área do aluno", com acesso liberado logo após a compra.

Como será a análise das cenas enviadas?

Participando dos 5 encontros, com a aquisição do pacote completo, você tem a oportunidade de enviar uma cena ou sequência de cenas, de até 2 páginas, para análise do Esmir e conversa em grupo sobre as cenas enviadas pelos participantes, que acontecerá no último encontro, previsto para o dia 21 de outubro. 

Posso enviar meu roteiro completo para o Esmir Filho analisar?

Você deve limitar-se as 2 páginas com a cena ou sequência de cenas, seguindo as orientações descritas no material que você terá acesso após a sua inscrição, tornando viável ao Esmir a leitura de todas as cenas enviadas.  

Até quando posso enviar minha cena para o Esmir analisar?

Sua cena ou sequência de cenas deve ser enviada, impreterivelmente, até o dia 10 de outubro, lembrando que você deve limitar-se às 2 páginas. 

Como enviar minha cena?

Sua cena ou sequência de cenas deve ser enviada no limite de 2 páginas, em arquivo PDF, seguindo as orientações disponíveis no material que você terá acesso após a sua inscrição, para o e-mail contato@navega.art.br, impreterivelmente até o dia 10 de outubro

Como tirar as dúvidas que não encontrei no site?

Você pode usar o FALE COM A GENTE aqui no site, enviar sua(s) dúvida(s) para o e-mail contato@navega.art.br ou entrar em contato pelo WhatsApp (11) 95669-2263.