Novo curso Navega, Contos de Fadas: Uma Jornada com a mestra Katia Canton traz múltiplas abordagens sobre o tema

O mundo da fantasia está chegando ao Navega Rotas Criativas em um curso muito especial a ser lançado em breve. Contos de Fadas: Uma Jornada vai trazer várias perspectivas para adentrar neste universo pela ótica da artista, jornalista e pesquisadora Katia Canton, uma das maiores especialistas do tema no país. 

O fascínio de Katia pelas narrativas começou na infância, recheada de contos de fadas narrados por suas tias e avós. A cada nova história, ela pensava nas diferenças entre as princesas encantadas e as meninas e mulheres que ela conhecia na vida real. 

Adulta, migrou para Nova York a trabalho como jornalista e enveredou pelo estudo da dança. Lá, aprofundou o seu contato com os Contos de Fada a partir de obras de companhias famosas, como as adaptações de Barba Azul por Pina Bausch e de Cinderela, pela coreógrafa francesa Maguy Marin. Esse contato alimentou sua tese de doutorado, O Conto de Fadas Revisitado, publicado e premiado nos EUA. 

Sobre o curso

Dirigido a todas as pessoas interessadas no universo mágico dos contos de fadas, o curso de Katia Canton traça um percurso original pelo tema por meio de abordagens variadas.

Dentre elas figuram a abordagem social e histórica, baseada na contextualização de versões e autores; a feminista, que analisa o papel da mulher nas histórias; a psicanalítica, com leituras interpretativas das narrativas a partir de conceitos de Freud ou Jung;  a artística, nas adaptações dos contos para obras em várias mídias, como literatura, performance oral, dança, teatro, cinema, etc. A partir da era moderna, surge a perspectiva educativa, quando os contos de fadas passam a ser dirigidos também às crianças e não apenas aos adultos. 

Para todas, todos, todes que querem aprofundar seus conhecimentos sobre o universo dos mitos e fábulas e suas relações com a vida. O novo curso do Navega, Contos de Fadas: Uma Jornada com Katia Canton traz para a plataforma mais uma experiência singular de aprendizado dirigida a escritores, educadores, jornalistas, psicólogos, roteiristas e todos amantes do mundo mágico. 


Sobre Katia Canton

Katia Canton é PhD em Artes Interdisciplinares pela Universidade de Nova York, livre-docente em Teoria e Crítica de Arte pela ECA USP, professora associada em Estética e História da Arte no Programa Interunidades de Pós Graduação, PGEHA da USP, e Psicanalista em formação. É jornalista formada pela ECA-USP. Também estudou dança, Literatura e Civilização Francesa pela Université de Nancy II, tendo sido bolsista em Paris, em 1984.

A partir do final dos anos 80, viveu por quase oito anos em Nova York, atuando como repórter para revistas e jornais de vários países. Nesse tempo seguiu carreira acadêmica na Universidade de Nova York, onde realizou mestrado e doutorado em artes e narrativas, como bolsista CNPq. Sua tese de doutorado, O Conto de Fadas Revisitado, foi publicado pela editora Peter Lang e ganhou menção de autora contemporânea revelação pela Gale Research Institute, EUA.

De volta ao Brasil, ingressou na carreira docente na USP e passou a atuar como curadora de exposições, artista-- pesquisando o feminino e os contos de fadas e a questão de uma cura pelas histórias--e, principalmente, escritora. Já publicou mais de 60 livros, entre eles narrativas que revisitam sua pesquisa sobre a importância dos contos de fadas e contos de magia. Organizou exposições no Brasil e no exterior, tendo sido curadora e vice-diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de S. Paulo. Celebrando seus 30 anos de carreira já recebeu vários prêmios, entre eles três Jabuti, pela CBL, e dois Malba Tahan, pela FNLIJ.