NAVEGA INDICA: fotografia e literatura no FIM

Começou ontem o FIM - Festival Internacional de Mulheres no Cinema, evento criado por Minom Pinho, nossa Diretora Geral. A programação tem muitos filmes bons e queremos destacar dois documentários que serão exibidos hoje: Hilda Hilst Pede Contato, de Gabriela Greeb e Elliott Erwitt - O Silêncio Cai Bem, de Adriana Lopez Sanfeliu.

Literatura e documentário se cruzam no filme de Gabriela Greeb. Ela usa a voz de Hilda Hilst, em gravações realizadas entre 1974 e 1979, em busca de contato com o além, como fio condutor do filme. A partir de arquivos pessoais inéditos de som e imagem, depoimentos, encontros e intervenções ficcionais, o filme revela a memória e a presença da escritora, poeta e dramaturga na Casa do Sol, chácara onde vivia em Campinas.

Exibição gratuita de 11/11, 20h a 12/11, 20h

https://innsaei.tv/

Debate com a diretora: 12 de nov. das 18h às 19h no YouTube do FIM CINE. 

 

Adriana Lopez Sanfeliu trabalhou anos como assistente do lendário fotógrafo Elliott Erwitt e graças a essa proximidade, conseguiu convencer o reservado artista a participar deste documentário. O filme faz um apanhado da carreira do criador de fotos históricas de personalidades como Marlyn Monroe e Che Guevara. Seu trabalho possui um senso de humor único, algo que transparece em sua personalidade ao longo do filme. Erwitt passou a vida fotografando e Adriana conseguiu registrar o processo de seu último ensaio, onde com quase 90 anos ele volta a Cuba. Em 1964, o fotógrafo passou uma semana na ilha a convite de Fidel Castro. A passagem do tempo e o trabalho de uma vida dedicada à fotografia são mostrados com muito afeto neste filme inédito no Brasil.

Exibição gratuita de 11/11, 20h a 13/11, 20h

https://innsaei.tv/

 

Veja a programação completa do FIM em:
https://fimcine.com.br/