Mestra Navega de literatura infantojuvenil, Heloisa Prieto fala de autismo e histórias clássicas em dois novos títulos

Heloísa Prieto é a nossa mestra das obras infantojuvenis em seu curso Literatura para Crianças, Adolescentes e Jovens Adultos aqui no Navega Rotas Criativas. Em duas novas publicações, a autora premiada explora os temas autismo e contos clássicos sem perder o maravilhamento, qualidade que acredita ser essencial à construção de uma boa história.

Em As Aventuras de um Cão Chamado Petit, o universo do autismo é abordado com muito humor e delicadeza. O ponto de partida é a relação de duas irmãs. Quando Alice nasce, Olivia não quer deixar ninguém chegar perto. “Ela era minha boneca! Ninguém mais podia brincar com ela!” O pai das meninas resolve então adotar um cãozinho para Olivia, que eles chamam de Petit. 

É claro que Petit acaba se tornando o cachorro das duas irmãs, porque Alice também se apaixona por ele. Quando ela começa a enfrentar problemas de socialização na escola e sofre a rejeição das outras crianças, é a vez de Petit e Olivia entrarem em ação para ajudá-la, com a supervisão da avó Lydia. Com uma história cativante, o livro publicado pela FTD Editora vem arrebatando leitores de todas as idades.

O segundo lançamento é a coletânea Sobre as Coisas: Antologia de Contos Clássicos. A seleção e tradução de Heloisa Prieto e Victor Scatolin traz cinco histórias tradicionais protagonizadas por objetos em vez de pessoas. Essa inversão da ordem natural das coisas surpreende os leitores, além de por em xeque nossos conceitos (e preconceitos) de forma lúdica e criativa.

Seja pela abordagem graciosa que faz do autismo ou pela compilação de narrativas que desafiam o senso comum, Heloisa Prieto segue formando novos leitores e inspirando seu público fiel. Se você quer saber qual é o segredo para isso, é só fazer seu curso Literatura para Crianças, Adolescentes e Jovens Adultos da Navega. Cativante na escrita e em aula, Heloisa dá o bê-a-bá da escrita para meninas e meninos.