Logline: como chamar a atenção para o seu projeto em poucas frases
(imagem licenciada por Adobe Stock)
Criar uma logline de impacto é a chave de ouro para alavancar a produção do seu projeto cinematográfico ou televisivo. Com ela, você conquista parceiros para produzir e financiar seu filme ou série.
Ah, você não sabe o que é uma logline? Pois é sobre ela que vamos falar aqui. Você vai ver sua definição, alguns elementos básicos de que é composta e dicas práticas para escrevê-la. Se joga!
O que é uma logline?
Parte fundamental do processo de captação e produção, a logline nada mais é que o resumo do roteiro do seu filme em pouquíssimas frases.
Se o roteiro, como falamos em outro post, é o texto que narra a história de um filme por meio de suas ações e personagens, a logline é uma megassíntese dele.
Você pode estar se perguntando como uma ideia complexa resumida em duas frases vai vender melhor seu projeto do que o roteiro em si, com a jornada do herói completa e todas as situações e personagens definidos.
É simples. Lembra da frase “tempo é dinheiro”? Pois então, nem sempre você vai ter todo tempo à sua disposição para contar a história do seu filme.
Pode acontecer de você estar num festival de cinema, num workshop ou numa festa e dar de cara com aquele produtor ou ator com quem você quer trabalhar. Se tiver sua logline na ponta da língua, você pode até ganhar a chance de ter seu roteiro lido pelo profissional em questão.
Mas quais elementos não podem faltar numa logline?
Elementos importantes numa logline
Uma frase impactante sobre o seu projeto tem que responder à pergunta básica: “Sobre o que o seu filme fala?” Para isso, alguns elementos da estrutura do roteiro devem aparecer nela.
O primeiro é o protagonista, ou a personagem que passa por uma transformação ao longo da narrativa. O conflito, ou a situação que leva o protagonista a mudar, também deve estar incluído.
O contexto em que a narrativa se desenrola também é fundamental. Pode ser uma cidade, uma moradia ou um cenário futurista, como também se passar tempos atrás. O tempo e o espaço de sua história ajudam a entender a personagem e seu desenvolvimento.
O diferencial da sua história, ou aquilo que a torna atraente para o público, também não pode ficar de fora: se ela é baseada em fatos reais ou num livro, se é em clima de fábula ou traz um drama familiar que foca o reencontro de uma mulher com sua mãe desconhecida, que a entregou após o nascimento para a adoção. Por exemplo!
Sabendo desses elementos, chegou a hora de ver algumas maneiras como eles podem ser combinados para deixarem seu interlocutor de boca aberta - e louco para ver seu filme no cinema!
Dicas para escrever uma logline sedutora
Gostamos sempre de repetir: não existe fórmula mágica ou varinha de condão quando o assunto é produzir criativamente. Mas sim, temos algumas dicas no bolso que vão te ajudar a comprimir as páginas do seu roteiro em uma logline sedutora, que vai tirar seu projeto da gaveta.
- Defina bem a jornada do seu herói. Se você tiver clareza da história vivida por seu protagonista, fica mais fácil descrevê-la em poucas linhas
- Uma logline não precisa ter começo, meio e fim. Ela é o apontamento de um conflito, dos envolvidos e do contexto em que se passa.
Por exemplo, o filme Mogli, O Menino Lobo (The Jungle Book) mostra como “a pantera Bagheera e o urso Baloo passam maus bocados ao tentar convencer um garoto a deixar a selva e ir para a civilização”
Ou seja, você não precisa dizer como o filme começa e acaba. Mas tem que mostrar que esse conflito tem elementos de interesse suficientes para atrair a plateia
- Você não precisa definir o nome da personagem ou da cidade em que ela vive, mas citar características que passam a ideia do desenvolvimento do seu filme. Contexto é tudo.
Por exemplo, em vez de dizer “Nemo é um peixe laranja que mora no Oceano Pacífico”, você pode dizer “Após se aventurar a nadar em mar aberto, a despeito dos avisos de seu pai sobre os perigos do oceano, Nemo é sequestrado por um barco e acaba no aquário de um dentista”. É a logline de Procurando Nemo.
- Para treinar, você pode pegar filmes, séries, peças de teatro e até livros de sua preferência para resumir sua essência. Assim, seu olhar fica afiado para perceber o fio condutor das histórias
Se os menores frascos carregam os melhores perfumes, a logline é sua essência favorita. Vamos tentar? Agora é sua vez de experimentar!