15% OFF na compra de 2 cursos | 25% OFF na compra de 3 cursos • % DESCONTO PROGRESSIVO


Como montar um portfólio com seus trabalhos de Design

O renomado designer Rico Lins dá 5 conselhos aos jovens designers sobre como montar sua pasta: dos elementos impressos até os atuais GIFs animados   

O designer Rico Lins exibe seu portfólio no curso Design, Ilustração e Direção de Arte

 

Designer, diretor de arte, ilustrador, educador e curador, Rico Lins possui longa carreira internacional tendo recebido, entre outros prêmios, as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da The Society of Publication Designers. Os conselhos que o mestre do curso Design, Ilustração e Direção de Arte tem para dar não são poucos, então reunimos os 5 principais aqui.

1. "É impossível criar o futuro sem conhecer o passado – todos fazemos parte de uma história"

O portfólio serve não apenas como forma de mostrar seu trabalho, mas também a forma como ele é desenvolvido. É importante que o portfólio tenha projetos de períodos variados.

Rico Lins criou um portfólio impresso com várias imagens de trabalhos seus, impressos numa caixinha de fósforos. Um formato inusitado que surpreenderia qualquer recrutador do século 21. Outro projeto que ele desenvolveu para seu portfólio foi todo feito com restos de materiais gráficos que sobraram dos catálogos da ZOOMP, numa pesquisa que apontava para a reciclagem.

2. "Crie diferentes portfólios, dependendo do cliente"

    Quando Rico foi convidado a dar aulas na School of Visual Arts em Nova Iorque, os alunos tinham portfólios incríveis. Lá havia até cursos específicos sobre como montar o seu portfólio.

    Alguns alunos tinham portfólios perfeitos para trabalhar numa agência corporativa, mas muitas vezes eles queriam trabalhar com outras fronteiras do Design. Então, vale salientar que é importante ajustar seu portfólio para a sua intenção, ou seja, para os trabalhos que você deseja fazer. O portfólio é algo que não precisa seguir nenhum padrão, mas precisa ser criativamente ilustrativo dos seus trabalhos realizados.

    Peça do portfólio de Rico Lins

     

    3. "O bom design não se baseia nem na nostalgia, nem na tendência mais recente"

    Atualmente, na era digital, Lins tem trabalhado muito com GIFs animados, onde ele pode exercer um dos seus interesses: a animação. Ele usa os GIFs para aquecer projetos: “É importante estar sempre na roda, e mostrar o que você está fazendo”. Isso faz com que o seu trabalho circule e tais ações têm potencial de atrair projetos e clientes. Por outro lado, uma ótima peça de Design é eterna, independente do suporte ou da influência criativa.

    4. "O portfólio é uma peça em eterna mutação"

    A pasta de um designer é um retrato de sua carreira e é extremamente importante mantê-lo sempre atualizado. O mundo digital permite fazer isso de uma forma bem mais simples. Apesar de ser algo que todo designer sabe hoje em dia, nem todos põem em prática. Daí a necessidade de sempre guardar bem seus trabalhos, tanto impressos quanto digitais. Na correria da entrega de um projeto, podemos não nos atentar em salvar um trabalho exclusivamente nosso, e num momento futuro pode ser difícil acessá-lo em meio a diversas peças da equipe de Design e de Criação. 

    O portfólio é a memória do designer. Lins tem praticamente todos os seus projetos em arquivo. É algo com que todos os designers devem se preocupar sempre.

    Arquivo físico do portfólio de Rico Lins

    5. "Seja original, buscando sua origem – quanto mais você tem contato com a sua origem, mais possibilidade você tem de ser original e universal"

       Que você faça um ótimo trabalho na elaboração e atualização de seu portfólio! Se estiver buscando novos gatilhos de inspiração e aprendizado, confira já a aula gratuita do curso Design, Ilustração e Direção de Arte com Rico Lins

       

      Liquid error: Could not find asset snippets/gem-app-footer-scripts.liquid