Como estudar roteiro com pouco tempo 

imagem adobe stock

(imagem sob licença Adobe Stock)

Seu sonho de vida é estudar roteiros. Você começou a seguir o blog Navega e já viu dicas de como estruturar seu roteiro, os primeiros passos para aprender sobre ele, como aprimorar sua escrita e algumas dicas sobre como lê-lo

Mas ainda não sabe como encaixar esse aprendizado no meio da rotina frenética de todo profissional em qualquer área de atuação ou estudante de curso superior dos nossos dias? Com calma, organização e um pouco de disciplina, você vai aprender ao mesmo tempo que se diverte. Confira!

Faça uma estimativa real de quanto tempo você tem para estudar

Você estuda e trabalha, ou é casado e tem filhos para prover e educar. A gente sabe: hoje em dia, com as novas tecnologias, o horário de trabalho suga cada vez mais nossa agenda e fica difícil encontrar tempo para uma atividade além daquelas (muitas) que desempenhamos a cada dia. 

Então, o primeiro passo para começar a estudar roteiro é colocar uma meta real de horas semanais para dedicar a esse tema. Não adianta dizer que você vai estudar 5 horas por dia todos os dias e não conseguir cumprir nem a primeira. Estabeleça uma rotina fixa e praticável, nem que seja de meia hora em duas vezes por semana, mas cumpra-a rigorosamente. Fim de semana também vale!

Assim, conforme você for se familiarizando com o roteiro e sua carpintaria, vai perceber sua evolução e se sentirá recompensado e pronto para ir além. Lembra daquele ditado, “devagar e sempre”? É o segredo do sucesso em qualquer estudo.

 

imagem adobe stock
(imagem sob licença Adobe Stock)


Todo tempo precisa de um espaço

Nos roteiros de cinema e TV, entre seus elementos, o tempo e o espaço são muito importantes para marcar o contexto do seu enredo, certo? Isso também vale pra você e seus estudos. 

Você conseguiu aqueles momentos preciosos durante sua semana, mas enquanto tenta ler um manual de roteiro ou ver um filme para analisar seu texto, o cachorro late, o bebê chora, o telefone toca, o vizinho grita e o futebol tá pegando fogo. 

Pois encontre um cantinho em que ninguém vá te atrapalhar. Deixe o bate-papo no celular e as redes sociais para depois. Faz parte do seu momento religioso de estudo esquecer do resto e se concentrar. 

Pode ser seu quarto, uma biblioteca ao lado da sua casa, a pracinha da esquina. Não importa. Qualquer lugar onde você consiga manter a concentração no que está lendo é perfeito.

Estabeleça metas

Não há nada mais estimulante para um aluno do que perceber que seus esforços estão gerando resultados. Estabeleça metas realistas, mas que aumentam gradualmente seu nível de esforço. Você pode:

  • começar pela leitura de um ou mais manuais de roteiro (veja dicas aqui
  • passar para a análise estrutural de roteiros publicados e online
  • fazer essa mesma observação estrutural a partir do produto final dos roteiros, ou seja, os filmes. Assista e veja a estrutura de seus roteiros!
  • partir para a prática, escrevendo primeiro curtas e médias, para chegar ao longa-metragem

Para cada uma dessas etapas, você pode colocar um prazo para a realização. Mas não se afobe: é melhor levar mais tempo lendo um manual e analisando um roteiro escrito do que tentar acelerar o processo e não fixar a estrutura e os recursos desses textos. É importante respeitar seu ritmo de aprendizado.

Tenha à mão materiais e didáticas fáceis e acessíveis em qualquer lugar

Você já viu nesse texto algumas dicas para iniciar seus estudos em roteiro, certo? Mas leu um, dois, três manuais, roteiros publicados e ainda sente falta de aprender com a experiência de roteiristas consagrados da sétima arte e da TV. Nessa hora, a gente te ajuda!


Por meio do compartilhamento de ricas vivências profissionais, os mestres dos cursos Navega falam sobre roteiro com o conhecimento adquirido em trajetórias consolidadas. Tem para todos os gostos:

  • O documentarista Carlos Nader, um dos maiores expoentes do gênero no Brasil, é o mestre Navega do curso Documentário Autoral, em que aborda as particularidades do roteiro documental em relação ao ficcional. Se você quer escrever filmes de não-ficção, não pode perder as aulas do diretor de Homem Comum (2015) e Pan-Cinema Permanente (2008), sobre o poeta tropicalista Waly Salomão.

E o melhor: todos os cursos Navega são online e você pode acessá-los por até um ano a partir da compra! Dá pra estudar a qualquer hora com os melhores professores e métodos do mercado, porque são testados na prática, em carreiras brilhantes. Veja nosso cardápio de cursos e comece já a estudar.