Como escrever para crianças? Heloísa Prieto compartilha pontos fundamentais para pensar um livro infanto-juvenil

A escritora, pesquisadora e tradutora Heloísa Prieto compartilha o que aprendeu ao longo da sua carreira que conta com mais 80 livros publicados. Extraímos do seu curso Navega - Literatura para Crianças, Adolescente e Jovens Adultos  algumas dicas valiosas e reflexões fundamentais para quem quer compor narrativas para o universo infanto-juvenil.

COMO FALAR PARA UMA CRIANÇA?

Primeiro, quem quer escrever para público infanto-juvenil deve pensar nessa relação como uma conversa. E para tabular esse diálogo, o autor precisa acessar sua criança interna. Como diz Heloísa, “É importante nunca se esquecer da sua criança, pois é ela que vai conversar com seu leitor. Lembre-se dos livros que você lia na infância. Essa biblioteca vai trazer um espelho de sua alma”.

GÊNERO LITERÁRIO X FAIXA ETÁRIA

Heloísa revela que não pensa muito em qual faixa etária quer atingir com o livro, porque as relações com as histórias mudam muito dependendo da região ou país ou dos repertórios e interesses de quem lê. Mas ela dá o toque valioso: “A criança contemporânea tem um repertório muito rico. Então o melhor conselho que eu dou é: nunca subestime a inteligência de uma criança”.

Ela diz que é mais interessante que pensar a história a partir do gênero ao invés de mirar especificamente uma faixa etária. Heloisa acredita ser melhor deixar que leitores de diversas faixas se conectem ou não com a obra.  “Uma criança irrequieta quer histórias rápidas. Há a criança que adora suspense, há a criança sensível, que chora". 

ALCANÇAR DIVERSOS PÚBLICOS

Além disso, os livros infantis acabam chegando até o público adulto. Heloisa conta que em suas noites de autógrafos, recebe muitos adultos sem filhos que são fãs dos seus livros. “As histórias infantis são da alma, do coração. Quem vai dizer pra que faixa etária é O Pequeno Príncipe?” pergunta a autora, sobre o romance de Antoine de Saint-Exupéry que, geração após geração, encanta leitores de todas as idades. 

Gostou dessas dicas valiosas da mestra Heloísa Prieto? Então confira o programa completo do curso Literatura para Crianças, Adolescente e Jovens Adultos conduzido pela aclamada escritora e conheça muito mais sobre o universo das narrativas infanto-juvenis num percurso pela arte milenar de contar histórias sem perder o poder do encantamento.